Screen Shot 2016-06-02 at 9.03.40 AM

Astronomia de ondas gravitacionais:

O amanhecer de uma nova ciência

 

Riccardo Sturani (1)

Riccardo Sturani

04 de agosto, das 19h30 ás 21h

  Local:  Laundry Deluxe –  Rua da Consolação, 2937,  Cerqueira César

 

Veja as fotos dessa edição

 

Entre setembro de 2015 e janeiro de 2016 o observatório LIGO efetuou duas detecções de  ondas gravitacionais produzidas pela fusão de dois buracos negros. Ondulações no espaço-tempo, essas ondas viajam à velocidade da luz e nos trazem importantes informações sobre as fontes que causaram esta emissão. Marco histórico na física e astronomia, essa descoberta confirmou uma predição da teoria da relatividade geral de Einstein e deu início a um novo campo de pesquisa, a astronomia gravitacional.

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

 O PALESTRANTE:

Riccardo Sturani atua como pesquisador  na área de Ondas Gravitacionais. É atualmente Jovem Pesquisador FAPESP no ICTP South American Institute for Fundamental Research e Instituto de Física Teórica-UNESP, além de ser membro da colaboração científica LIGO. Riccardo trabalha na modelagem e análise de dados de sinais de sistemas estelares binários coalescentes. A modelagem é particularmente importante porque as ondas gravitacionais têm interação muito fraca com  a matéria, tornando necessárias, além de detetores de alto desempenho, técnicas de análises eficazes e uma modelagem teórica precisa dos sinais.

 

 

Poster

cartaz_4ago

 

logo.png (952×87)