Screen Shot 2016-06-02 at 9.03.40 AM

Neutrinos: de Quimeras a Ases do Universo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Renata Z. Funchal (FMA-USP)

01 de dezembro, das 19h30 às 21h

Local:  Laundry Deluxe –  Rua da Consolação, 2937,  Cerqueira César

Neutrinos são partículas excepcionais: não têm carga elétrica, têm uma massa incrivelmente pequena e interagem muito pouco com a matéria. Apesar disso são uma das partículas mais abundantes do Universo. Sabemos hoje que neutrinos sofrem um processo de interferência quântica denominado oscilação, que permite que eles mudem de identidade ao se deslocar de um ponto a outro. Recentemente descobrimos a existência de neutrinos altamente energéticos produzidos fora de nossa Galáxia. Nesse papo informal vamos discutir como neutrinos passaram, em pouco mais de meio século, de meras quimeras da imaginação de um físico a instrumentos poderosos de investigação.  O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

A PALESTRANTE:

Renata Zukanovich Funchal possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1985), certificado de estudos avançados em matemática (Part-III of the Mathematical Tripos) pela Universidade de Cambridge (Inglaterra)(1987) e doutorado em Física pela Université de Paris XI/Collège de France (Paris, França) (1991). Atualmente é professora titular do Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física de Altas Energias e Fenomenologia de Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelo Padrão Eletrofraco, Física do bóson Z0, Física do bóson de Higgs e Física de Neutrinos. Ultimamente tem se dedicado principalmente ao estudo da fenomenologia de oscilações de neutrinos.

Poster: Faça o download do pdf aqui!

Próximos encontros:

Em breve disponibilizaremos a programação do 1o semestre de 2017.

Encontros anteriores:

6 de novembro (domingo, 14h00, auditório do IFT-UNESP): David Gross (Prêmio Nobel de Física 2004), Gabriela Gonzalez (Porta-voz da colaboração científica LIGO), Luiz Davidovich (Presidente da Acad. Brasileira das Ciências) 

6 de outubro – Ricardo Matheus (IFT-UNESP) – O átomo do átomo

1 de setembro – Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter I.) – Somos um Holograma? 

4 de agosto – Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR & IFT-UNESP, membro do LIGO) – Astronomia de ondas gravitacionais: o amanhecer de uma nova ciência 

16 de junho – Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP & ICTP-SAIFR) – O lado escuro do Universo

 

logo.png (952×87)