Alunos do IFT se preparam para ano no Canadá

Written by Ivan Cardoso on July 13th, 2017. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Agraciados com bolsa de mestrado sanduíche passarão um ano desenvolvendo projetos de pesquisa no Perimeter Institute

Três dos quatro alunos selecionados e Nathan Berkovits (diretor do ICTP-SAIFR) na entrega do Prêmio Jovens Físicos.

Três dos quatro alunos selecionados e Nathan Berkovits (diretor do ICTP-SAIFR) na entrega do Prêmio Jovens Físicos.

Após a primeira edição do Journeys Into Theoretical Physics, uma escola internacional realizada em conjunto pelo IFT-Unesp, o ICTP-SAIFR (Instituto Sul-americano para Pesquisa Fundamental) e o Perimeter Institute (importante centro de pesquisa em física teórica localizado em Waterloo, no Canadá), os alunos que se destacaram foram premiados com um programa de mestrado-sanduíche IFT-Perimeter-SAIFR. A seleção, realizada através de duas provas ao final de uma semana de curso com professores dos três institutos, foi aberta a alunos do último ano de graduação em física de toda a América Latina. Quatro alunos foram selecionados: Francisco Vladimir Calvera Cigueñas (Peru, Pontificia Universidad Católica del Peru), Michael David Morales Curi (Peru, Universidad Nacional de Ingeniería), Alexandre Homrich (Brasil, USP-São Paulo) e Carlos Gustavo Rodriguez Fernandez (Equador, Universidad San Francisco de Quito).

O programa de mestrado em física teórica foi iniciado no IFT-UNESP/ICTP-SAIFR em fevereiro deste ano e os alunos cursaram disciplinas, assistiram seminários e participaram de atividades realizadas pelo ICTP-SAIFR.  Em agosto esses estudantes irão para o Perimeter Institute, onde farão parte do  Perimeters Scholars International (PSI), programa  de mestrado de excelência, e desenvolverão projetos de pesquisa orientados por pesquisadores de renome internacional, que lhes renderá um diploma da University of Waterloo. “As aulas que tive aqui [no ICTP-SAIFR] foram proveitosas, pois com o que aprendi poderei me dedicar ainda mais à minha pesquisa quando chegar [no Perimeter Institute]”, disse Vladimir Cigueñas, primeiro colocado nas provas.

Carlos Fernandez, também agraciado com a bolsa, disse estar contente com o programa: “Temos a oportunidade de experimentar o aprendizado e a pesquisa em dois institutos de ponta e nos preparar para o PSI, que é um programa exigente.” Tanto Fernandez quando Cigueñas já estão em contato com pesquisadores do Perimeter elaborando os projetos que irão desenvolver.

A segunda edição do Journeys into Theoretical Physics está ocorrendo nesta semana (10 a 15/07), com palestras de Rogerio Rosenfeld (ICTP-SAIFR/IFT-Unesp), Alexandre Reily Rocha (IFT-Unesp), Rob Myers (Perimeter Institute) e Asimina Arvanitaki (Perimeter Institute) sobre temas como física de partículas, relatividade, física da matéria condensada e cosmologia. As provas acontecem no sábado, dia 15, e premiarão, novamente, os melhores alunos com a bolsa para o programa.