Distinguished Public Lecture by Marcelle Soares-Santos

Título:  Collisões cósmicas: o impacto científico da primeira detecção de ondas gravitacionais e luz (video)

Palestrante: Marcelle Soares-Santos (Brandeis University, USA)

Data e Hora: 27 de julho de 2018 – sexta-feira, 19h00

Local: Auditório do IFT-UNESP

Descrição: Uma colisão entre duas estrelas de neutrons foi observada em Agosto de 2017. Esta observação, considerada o resultado mais importante do ano, marcou o início de uma nova era na astronomia. Através de uma rede global de detectores de ondas gravitacionais que realiza observações em conjunto com telescópios tradicionais, temos pela primeira vez a oportunidade de estudar os processos de formação de elementos como ouro e platina, e de estudar também a história da expansão do nosso próprio universo. Nessa palestra vou descrever a história da descoberta dessa colisão cósmica e seu impacto para o futuro da ciência.
Não há formulário de inscrição e a entrada é gratuita!

Interessados em observar o eclipse lunar que ocorrerá no mesmo dia, poderão observar o fenômeno entre 18h e 18h30 do estacionamento da UNESP, atrás do Instituto de Artes que fica ao lado do IFT. Lembramos que a observação depende das condições meteorológicas.

POSTER

SOBRE A PALESTRANTE:
Marcelle Soares-Santos é membro das colaborações Dark Energy Survey (DES) e Large Synoptic Survey Telescope Dark Energy Science Collaboration (LSST/DESC). Sua pesquisa está voltada para a compreensão da natureza da expansão acelerada do Universo usando dados dos maiores estudos já conduzidos na área. Ela teve um papel de liderança na construção da câmera do DES (DECam) e atualmente contribui para o esforço de medir a aceleração cósmica com aglomerados de galáxias detectados em suas imagens. Ela também lidera um novo esforço na área: a busca de contrapartidas ópticas aos eventos de ondas gravitacionais como um método completamente novo para estudar a aceleração cósmica em mapeamentos futuros.

CONFERÊNCIAS PÚBLICAS
O objetivo principal das conferências públicas do ICTP-SAIFR é trazer cientistas de renome internacional para discutir e informar o público leigo sobre recentes descobertas em física. O ICTP-SAIFR organiza regularmente esse tipo de evento no auditório do IFT-UNESP como o ICTP-SAIFR Symposium Public Lectures, o Zaldarriaga Public Lecture, e o
Gouvea Public Lecture. Para mais informações, por favor, envie um email para secretary@ictp-saifr.org .