ICTP-SAIFR organiza workshop para professores do ensino médio

Written by Ivan Cardoso on September 15th, 2017. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Organizado por parceria internacional, workshop pretende capacitar professores em temas de física moderna

Atividade prática de matéria escura sendo ensinada na edição do ano passado

Atividade prática de matéria escura sendo ensinada na edição do ano passado

Em parceria com o Perimeter Institute (PI), instituto de ponta em física teórica do Canada, o ICTP-SAIFR (Instituto Sul Americano para pesquisa fundamental — braço sul-americano do ICTP-Trieste) organiza nesse fim de semana a segunda edição do workshop Cutting-edge In-class Physics Resources (Recursos de Física de ponta para Salas de Aula). Destinado para professores do ensino médio, o workshop tem o objetivo de capacitar os professores a ensinar conceitos de física moderna para seus alunos.

Organizado pelos membros do PI Gregory Dick (Diretor de atividades de extensão em educação), Dave Fish (Consultor para atividades de extensão em educação) e Pedro Vieia (pesquisador e também professor colaborador no ICTP-SAIFR/IFT-Unesp), o workshop trará discussões, demostrações de experimentos em física moderna e sugestões de como aplicá-los em sala de aula. Dentre os temas abordados estão a Matéria Escura, Física Quântica e Astronomia, e os professores aprenderão a ensiná-los com material de apoio e atividades práticas criativas específicos para cada assunto. O material, criado pelo Perimeter Institute especificamente para aplicação no nível do ensino médio, foi testado diversas vezes no Canadá antes de ser aplicado e tem se mostrado um recurso acessível que professores podem alterá-los para suprir as necessidades de suas turmas.

O workshop acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, é gratuito e será ministrado em inglês. Para mais informações, acesse http://sictp3.ictp-saifr.org/ensino-medio/perimeterw/.