ICTP-SAIFR realiza Escola em Lima sobre Física de Altas Energias e Cosmologia

Written by Ricardo Aguiar on July 6th, 2015. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

engVersion.fw

Evento externo buscou estimular pesquisa básica no Peru e fornecer a estudantes de todo o país um panorama sobre as áreas de Física de Partículas e de Neutrinos

peruvian

Na última semana, a Universidad Nacional de Ingeniería (UNI), em Lima, Peru, sediou a “Primeira Escola Peruana em Física de Altas Energias e Cosmologia”. A Escola, proposta pela UNI, foi o primeiro evento externo do ICTP-SAIFR em 2015. Entre seus objetivos estavam estimular a pesquisa básica no Peru e inspirar estudantes de física do país a continuarem na área. Palestrantes convidados incluíram Maria Concepción González-García, da Universidade Stony Brook, e Sonia Pabán, da Universidade do Texas.

Durante o evento de uma semana – que começou dia 22 de Junho e terminou dia 26 – temas relacionados à Física de Partículas, Cosmologia e Física de Neutrinos foram apresentados para alunos de todo o país, desde estudantes de graduação até doutorandos. A ideia da Escola era fornecer a eles uma visão geral dessas áreas e também discutir alguns dos mais recentes trabalhos desses campos. Além das palestras teóricas, os alunos também elaboraram projetos em grupo com a supervisão dos professores, para que pudessem desenvolver de maneira mais aprofundada as ideias apresentadas em aula.

school

Física de Partículas – Modelo Padrão e Bóson de Higgs

As aulas sobre Física de Partículas foram ministradas pelo pesquisador do ICTP-SAIFR Eduardo Pontón. Ao longo de seu curso, Pontón falou sobre a formulação do Modelo Padrão e sobre a atual situação da área de Física de Partículas após a descoberta do Bóson de Higgs.

“Minha intenção era falar sobre os conceitos mais básicos a respeito do Modelo Padrão e sobre o processo de descoberta do Bóson de Higgs e suas consequências”, disse Pontón. “Gostaria que entendessem porque foi tão difícil e demorou tanto tempo para descobrirmos essa partícula; abordei, por exemplo, as probabilidades de decaimento do Bóson e outras características”.

SM

Com a descoberta do Bóson de Higgs em 2012 pelo Large Hadron Collider (LHC), o Modelo Padrão ficou completo – todas as partículas previstas haviam sido identificadas. Encontrar novas partículas, um dos objetivos da segunda fase de coleta de dados do LHC iniciada recentemente, significaria a existência de uma Física além do Modelo Padrão.

“Há evidências no universo de que existe uma nova Física”, diz Pontón. “No Modelo Padrão, não há nenhuma partícula candidata para explicar a matéria escura, por exemplo. Além disso, não temos explicação para o fato de que existe uma quantidade muito maior de matéria do que de anti-matéria no nosso universo, fato conhecido como Assimetria Bárion/Antibárion”.

Neutrinos e Cosmologia

Neutrinos também foram um tema abordado durante a Escola. Essas partículas interagem de maneira extremamente fraca com a matéria e, portanto, são muito difíceis de detectar. O estudo de neutrinos e de suas oscilações – um neutrino pode se transformar em outro tipo de neutrino ao longo de sua trajetória pelo espaço – podem fornecer informações, por exemplo, sobre a origem dos diferentes tipos ou sobre novas fontes de violação da simetria CP (Carga e Paridade) que poderiam ter um papel na Assimetria Bárion/Antibárion. Pesquisas com neutrinos poderiam ajudar até mesmo a entender como galáxias são formadas.

Já entre os temas de Cosmologia se destacaram a história do universo, especialmente a Inflação – período do início do universo durante o qual o espaço se expandiu rapidamente. A Radiação Cósmica de Fundo, tipo de radiação mais antiga do universo, também foi discutida: seu estudo pode revelar aspectos sobre o início do universo.