O que está escrito nas estrelas

Written by Ivan Cardoso on August 1st, 2017. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Próxima edição do evento de divulgação científica Papos de Física do ICTP-SAIFR trará professor da USP para palestra sobre nosso universo

O pesquisador convidado, Raul Abramo

O pesquisador convidado, Raul Abramo

Na quinta-feira, dia 3 de agosto, o ICTP-SAIFR organiza mais uma vez o Papos de Física, evento de divulgação científica em ambiente informal e clima descontraído. Todo mês, o instituto convida um cientista para uma breve palestra acerca de sua área de atuação, aproximando o público leigo do que está sendo pesquisado e descoberto pela ciência hoje em dia. Após a apresentação, acontece um debate com o a platéia, que pode fazer perguntas e tirar dúvidas, saciando sua curiosidade.

Esta será a primeira edição do semestre (o evento não ocorreu em julho devido ao período de férias escolares), e trará Raul Abramo, professor do Instituto de Física da USP, com a palestra intitulada “Afinal, o que está escrito nas estrelas?”. Em sua linha de pesquisa, Abramo investiga as áreas de interface entre física e astronomia, em especial na cosmologia. Integrante do Núcleo de Cosmologia da USP, realiza projetos de observação de estrelas, galáxias e outros corpos do universo com o principal objetivo de buscar por evidências da matéria escura, forma da matéria ainda não observada, mas que estaria presente em todo o universo e constituiria grande parte de sua massa. Raul Abramo discorrerá sobre  as pesquisas feitas nas áreas de cosmologia e astrofísica e mostrará que mistérios se escondem por trás de estrelas e galáxias distantes.

A palestra se encaixa a outros dois eventos que o ICTP-SAIFR sediou no mês de julho, a School on Open Problems in Cosmology e o IV CosmoSul (este último ainda ocorrendo, se encerrando no dia anterior ao Papos), que reuniu pesquisadores e alunos de pós-graduação no instituto para debater questões em aberto no estudo da cosmologia observacional.

O Papos de Física ocorre na quinta-feira, 3 de agosto, das 19h30 às 22h, em novo local, o Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74 – Cerqueira César, São Paulo). O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição prévia (sujeito a lotação). Para mais informações, acesse: http://ictp-saifr.org/papos/.