School on Open Problems in Cosmology

Written by Ivan Cardoso on July 14th, 2017. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Parceria entre ICTP-Trieste e ICTP-SAIFR promove escola internacional para tratar de temas ainda em aberto no estudo do princípio do universo.

 

Imagem WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) da anisotropia da radiação cósmica de fundo em micro-ondas

Imagem WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) da anisotropia da radiação cósmica de fundo em micro-ondas

Entre os dias 17 e 28 deste mês, o ICTP-SAIFR, centro de física teórica localizado no prédio do Intituto de Física Teórica (IFT-Unesp), sediará a School on Open Problems in Cosmology. Organizada pelo ICTP-SAIFR e pelo ICTP-Trieste (Itália), a escola será voltada para alunos de pós-graduação de todo o mundo com interesse e experiência em estudos de cosmologia. “Esta será a primeira edição aqui no Brasil, mas ela também acontece em Trieste a cada dois anos”, disse Rafael Porto, pesquisador Simons-Fapesp no instituto e um dos organizadores da escola.

Os cosmólogos possuem um grande entendimento da evolução do universo e de suas estruturas no estado atual, chamado de “fase tardia”, como a posição das galáxias e a natureza de fenômenos como supernovas. Porém os momentos iniciais, segundos após o Big Bang, caracterizados como uma “fase de expansão cósmica” em que o universo cresceu ao fator de 1026 (ou seja, 10 seguido de 26 zeros), bem como as partículas presentes neste momento, ainda estão sendo estudados e serão um dos focos da escola. “Dois temas que ainda não entendemos são a escala de expansão do universo, que parece acelerada, e o mecanismo que faz isso ocorrer, tanto no presente quanto no passado”, disse Porto. Isso se conecta com o Modelo Padrão, que prevê a existência de partículas fundamentais, como neutrinos e bósons, desde o princípio do universo, e a forma que interagem entre si. Unir tudo isso é um dos desafios dos cosmólgos.

A escola tratará dessas questões em aberto, dando aos alunos tanto uma base teórica, na primeira semana, quanto uma introdução, na segunda semana, a recentes descobertas e experimentos sendo realizados para tentar achar as respostas. Como exemplo, Porto cita o recente mapeamento das anisotropias de temperatura primária da radiação cósmica de fundo (CMB, da sigla em inglês para cosmic microwave background) pelo satélite Planck, em 2015.

Organizada em palestras durante a manhã e começo da tarde, com um horário aberto no final do dia para dúvidas e discussões, a escola pretende não apenas ensinar os alunos, mas também estimulá-los ao debate e a procurar novas formas de olhar para as questões que tentam responder em suas próprias pesquisas. No sábado, dia 22, haverá um workshop voltado para pesquisadores, que apresentarão resultados e observações de suas investigações, abrindo espaço para a interação entre eles e os alunos, que tambem terão um espaço aberto na segunda semana para apresentarem seus próprios resultados.

Na semana após a escola, o ICTP-SAIFR sediará o IV CosmoSul – Cosmology and Gravitation in the Southern Cone, workshop especializado em temas similares aos tratados na escola. Apesar de serem eventos distintos, os alunos são encorajados a assistirem às discussões e aprofundar seus conhecimentos.

Para mais informações sobre a School on Open Problems in Cosmology, acesse: http://www.ictp-saifr.org/?page_id=14530.