O mundo da Física é fascinante. Algumas vezes rico e complexo, outras vezes simples e cristalino, é por um lado fundamental e filosófico e por outro lado aplicado e tecnológico. É por todas essas camadas que vale a pena conhecer esse grande universo!  Com isso em mente, o ICTP-SAIFR desenvolveu uma programação diversificada para divulgar a Física e torná-la acessível para diferentes públicos.

Regularmente, são realizadas palestras de divulgação científica, que tem como principal objetivo aproximar o público geral dos temas atuais de ciência, em programas como o Papos de Fìsica, e o Ciência no Cinema em parceria com o Cine Belas Artes. Além disso a cada dois meses temos um encontro do clube do livro.

No canal do YouTube, SAIFR Divulga!, você também encontra entrevistas com diversos pesquisadores de todas as áreas da Física e também as gravações apresentações do  Física em Casa. No Instagram (@ictpsaifr), além da divulgação dos eventos temos o Doses de Física e o Cientistas explicam. Além dos vídeos, também temos um blog, que você pode conferir aqui.

Para os estudantes de ensino médio, foi desenvolvida uma programação especial que tem como objetivo aproximá-los do mundo universitário. Para isso, durante todo o ano, são oferecidos cursos em que professores universitários apresentam temas atuais da Física. Os estudantes também contam com outros cursos de aprofundamento oferecidos pela equipe do ICTP-SAIFR. Também são realizadas visitas a escolas com o objetivo de aproximar pesquisadores da educação básica, com os programas Jogos de Física e o Física na escola.

Os professores de ensino médio também encontram na programação do ICTP-SAIFR uma oportunidade de aprimorar seu repertório, com os cursos que apresentam formas simples e criativas de apresentar tópicos da Física Moderna e Contemporânea na sala de aula. Os encontros acontecem em português e em espanhol. O material dos cursos é desenvolvido pelo Perimeter Institute (Canadá), e é traduzido e adaptado para o português e espanhol, pelo ICTP-SAIFR.

Você pode conferir a programação completa do ICTP-SAIFR aqui nesta página ou nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). Na página principal do ICTP-SAIFR é possível encontrar mais informações sobre eventos de pesquisa para a comunidade acadêmica.