Screen Shot 2016-06-02 at 9.03.40 AM

13 Maneiras de Morrer com um Buraco Negro

IMG_5959

Rodrigo Nemmen (IAG-USP)

março, das 19h30 às 21h

Local:  Laundry Deluxe –  Rua da Consolação, 2937,  Cerqueira César

Por que os buracos negros são tão fascinantes? Será por causa da complicada física envolvida? Do seu incrível poder destrutivo? Da maneira estranha pela qual eles distorcem as nossas noções de realidade, espaço e tempo? Qualquer que seja a explicação, o fato é que os buracos negros são perigosos. Há várias maneiras de morrer com um buraco negro e nesta apresentação discutirei algumas delas. Algumas são simples, outras são verdadeiramente bizarras.  O evento é gratuito. Participe!

SOBRE:

O Papos de Física surge como uma oportunidade para entrar em contato com temas relevantes e as mais recentes descobertas científicas na área de física. Com seminários curtos (15-20 min) seguido de debates, esta atividade será feita de forma descontraída e com conteúdo acessível ao público.

A PALESTRANTE:

Rodrigo Nemmen é professor de astrofísica na Universidade de São Paulo, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador na NASA. Suas pesquisas têm buscado desvendar os segredos dos fenômenos mais violentos do universo — em particular os buracos negros.

Poster: Faça o download do pdf aqui!

 

Próximos encontros:

Em breve disponibilizaremos a programação do 1o semestre de 2017.

Encontros anteriores:

6 de dezembro – Renata Funchal (FMA-USP) – Neutrinos: de quimeras a ases do Universo

6 de novembro (domingo, 14h00, auditório do IFT-UNESP): David Gross (Prêmio Nobel de Física 2004), Gabriela Gonzalez (Porta-voz da colaboração científica LIGO), Luiz Davidovich (Presidente da Acad. Brasileira das Ciências) 

6 de outubro – Ricardo Matheus (IFT-UNESP) – O átomo do átomo

1 de setembro – Pedro Vieira (ICTP-SAIFR & Perimeter I.) – Somos um Holograma? 

4 de agosto – Riccardo Sturani (ICTP-SAIFR & IFT-UNESP, membro do LIGO) – Astronomia de ondas gravitacionais: o amanhecer de uma nova ciência 

16 de junho – Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP & ICTP-SAIFR) – O lado escuro do Universo

 

logo.png (952×87)