Bolsas FAPESP para professores de Ensino Médio em Física

Desde 2016, o ICTP-SAIFR tem um programa de formação de professores de Ensino Médio em parceria com o Perimeter Institute (Canadá), com a tradução dos materiais para o português e espanhol e a realização de workshops para professores de Ensino Médio (mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nessa página). No que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, são realizadas anualmente diversas atividades, como pode ser visto nessa outra página. Os candidatos poderão trabalhar nas atividades que já são realizadas ou propor novas atividades.

Os bolsistas de aperfeiçoamento pedagógico da FAPESP precisam ser professores de escola pública no estado de São Paulo. O valor da bolsa depende da formação do candidato, variando entre R$ 776,70 (concluiu ensino superior) e R$ 3.100,20 (concluiu doutorado), conforme descrito nessa tabela. Os candidatos aprovados poderão iniciar suas atividades após o término do processo seletivo. A duração da bolsa inicial é de 6 meses, com a possibilidade de renovação dependendo do desempenho. Os bolsistas vão trabalhar junto à equipe de outreach e direção do ICTP-SAIFR e poderão contribuir com as seguintes tarefas:

  • Organizar workshops para professores de Física;
  • Apresentar atividades nos workshops;
  • Acompanhar a participação dos professores que participam das atividades do ICTP-SAIFR e o uso das atividades por esses professores;
  • Participar da organização da Rede de professores do ICTP-SAIFR;
  • Realizar contato com secretarias de educação, ou outras instituições, para a proposição de workshops regionais;
  • Realizar atividades para estudantes de Ensino Médio e/ou Fundamental, tais como módulos de aulas, treinamento para olimpíadas, entre outras;
  • Novas atividades sugeridas pelo candidato.

Não há um prazo definido para inscrições, mas preferência será dada aos candidatos que se inscreverem até o dia 14 de abril de 2024. Para se inscrever preencha o formulário clicando AQUI.

Local de trabalho:

ICTP South American Institute for Fundamental Research
Instituto de Física Teórica, UNESP
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz 271, Bloco 2, 4º andar – Barra Funda
São Paulo, SP 01140-070

 

Em caso de dúvidas, escreva para analuserio@ictp-saifr.org