SAIFR-Serrapilheira-Perimeter Outreach Coordinator

Vaga para Coordenador SAIFR-Serrapilheira-Perimeter de Divulgação Científica

Estão abertas as inscrições para uma nova posição de Coordenador de Divulgação Científica no centro ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) em São Paulo.

O papel principal do coordenador será a organização de uma rede de professores de ensino médio em física que utilizarão material pedagógico do Perimeter Institute em sala de aula. Além de coordenar a tradução deste material pedagógico para português e organizar reuniões e workshops para a rede de professores, o coordenador também será responsável pela organização de atividades de divulgação do ICTP-SAIFR, que incluem palestras em ambientes formais e informais para públicos diversos, visitas de pesquisadores a escolas de ensino médio e aulas avançadas para alunos de ensino médio ministradas por pesquisadores no ICTP-SAIFR.

O coordenador deve ter experiência com professores do ensino médio em física, ser fluente em inglês, e saber como organizar atividades de divulgação para o público geral e para alunos e professores de ensino médio. Esta posição será financiada pelo Instituto Serrapilheira, e o coordenador trabalhará no ICTP-SAIFR em conjunto com o Instituto Serrapilheira e o departamento mundialmente reconhecido de divulgação científica do Perimeter Institute (Waterloo, Canadá).

A contratação em tempo integral do coordenador será por um período de um ano com a possibilidade de renovação (inicialmente via uma bolsa), e com um valor mensal líquido de 7 mil reais sem impostos. Candidatos interessados devem preencher a aplicação online AQUI e incluir um curriculum vitae, uma descrição das atividades anteriores envolvendo ensino médio em física, uma explicação porque está interessado na posição, e os nomes e e-mails de 1-3 pessoas que podem enviar cartas de referência. O deadline para submissão da inscrição é 1 de junho de 2018, e o coordenador iniciará suas atividades imediatamente após aprovação no processo de seleção.

ICTP-SAIFR (www.ictp-saifr.org) é um centro sul-americano criado em 2011 via uma colaboração entre FAPESP, UNESP e o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em Trieste. Sediado no campus do Instituto de Física Teórica da UNESP em São Paulo, ICTP-SAIFR faz pesquisa internacionalmente reconhecida na área de física teórica, organiza workshops e escolas para pesquisadores e alunos de pós-graduação em física, ministra minicursos para professores e alunos de ensino médio em física, e faz divulgação em física para o público geral.

Perimeter Institute (www.perimeterinstitute.ca) é uma organização sem fins lucrativos no Canadá dedicada à pesquisa em física teórica com mais de 150 alunos de pós-graduação e pesquisadores. Perimeter Institute é também um líder mundial em divulgação em física com vários programas de divulgação e materiais pedagógicos online para alunos e pesquisadores.

Instituto Serrapilheira (www.serrapilheira.org) é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 2017 para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil. É a primeira instituição privada de fomento à pesquisa científica no Brasil.

Em caso de dúvidas, por favor envie um E-mail para elisa@ictp-saifr.org

Clique aqui para fazer sua inscrição

Data final para submissão: 1 de junho de 2018