Unesp entrega Prêmio Jovens Físicos a alunos de graduação

Written by ICTP-SAIFR on March 7th, 2016. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

Institutos de física teórica localizados na universidade organizam premiação desde 2012

Por Marcos Jorge – Assessoria de Comunicação e Imprensa/UNESP

O Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp e o Centro Internacional para a Física Teórica (ICTP-SAIFR) entregaram nesta segunda-feira, 7 de março, o prêmio Jovens Físicos. A condecoração é entregue aos cinco estudantes com menos de 21 anos com melhor desempenho em prova elaborada pelos docentes dos institutos.

A prova escrita com duração de três horas é elaborada e corrigida pelos pesquisadores e docentes do IFT e do ICTP-SAIFR. O conteúdo inclui Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística/Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.

O primeiro colocado foi Alex Freitas de Campos, estudante formado em 2014 no curso de Física da Universidade de São Paulo, câmpus São Carlos. Atualmente o aluno desenvolve o mestrado na mesma instituição, na área de matemática. “Desde o primeiro ano da graduação eu fiz iniciação científica na matemática. Esta tem sido minha área há algum tempo, mas não pretendo abandonar a Física. No futuro ainda pretendo fazer um doutorado nesta área”, explica Alex. “Eu sempre me vi trabalhando com Matemática ou Física. Nunca pensei em fazer outra coisa. Não me imagino trabalhando como engenheiro ou outra carreira”, comenta.

O prêmio é entregue desde 2012 e inclui premiação em dinheiro. Veja os primeiros colocados:

1º Lugar:
Alex Freitas de Campos (USP São Carlos), 24,0 de 60 pontos

2º Lugar:
Murilo do Nascimento Luiz (USP São Carlos), 19,0 de 60 pontos

3º Lugar:
Patrick Eli Catach (USP São Paulo), 17,5 de 60 pontos

4º Lugar:
Matheus de Oliveira Schossler (USP São Carlos), 16,5 de 60 pontos

5º Lugar:
Jefferson Gabriele Collaço (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), 13,5 de 60 pontos

A entrega dos prêmios foi realizada no auditória do IFT, no Câmpus da Barra Funda, e a cerimônia também incluiu uma palestra com o professor Riccardo Sturani sobre Ondas Gravitacionais.

Fonte: http://www.unesp.br/portal#!/noticia/21127/unesp-entrega-premio-jovens-fisicos-a-alunos-de-graduacao/