ICTP-SAIFR realiza curso em Cosmologia Observacional

Written by Ricardo Aguiar on December 26th, 2014. Posted in Blog do ICTP-SAIFR

 

cosm_obs

A cosmologia, estudo do universo, entrou nos últimos anos em uma nova era marcada por um grande número de experimentos. Estudos de grande escala relacionados à Energia Escura e à medida da radiação cósmica de fundo exploram e revelam cada vez mais informações sobre o universo. Para fornecer a alunos de pós-graduação de física uma melhor compreensão sobre essa área, o ICTP-SAIFR realizou um curso sobre Cosmologia Observacional. O evento teve duração de duas semanas – entre os dias 1 e 12 de dezembro – e foi o primeiro organizado em parceria com o ICTP-Trieste. Para entender mais sobre o curso e seus temas, conversei com Paolo Creminelli, pesquisador da sede italiana do ICTP.

“Fazemos esse curso regularmente no ICTP-Trieste”, disse ele. “Agora, pela primeira vez, o realizamos no Brasil também, para que um maior número de estudantes da América do Sul tivesse a oportunidade de participar”.

A ideia era a de que, ao longo do curso, os alunos aprendessem tanto aspectos teóricos, como a teoria da Inflação, quanto práticos, como análise de dados. Além disso, o evento teve diversas sessões de discussão. Durante elas, os estudantes tinham a oportunidade de conhecer e de interagir com pesquisadores de destaque internacional.

Do início ao presente

As aulas abordaram desde temas relativos ao início do universo até o universo atual. Os destaques do blog vão para as palestras de Creminelli e de Marcello Musso, professor da Universidade de Louvain.

inflation

Na figura, podemos ver um esquema da história do universo. Perto do seu início, vemos o período de Inflação. Muito tempo depois, é destacado também a formação das primeiras galáxias (Crédito: NASA/WMAP Science Team).

Creminelli falou sobre Inflação. Esse período é caracterizado por uma rápida expansão do universo e ocorreu logo após seu surgimento. Outro tema bastante interessante, e motivo de discussões atualmente, foi relacionado às ondas gravitacionais que poderiam ter sido produzidas por essa expansão. A razão para os debates é que, no primeiro semestre desse ano, o experimento do BICEP2 alegou ter medido, indiretamente, essas ondas. Entretanto, o telescópio Planck sugeriu recentemente que as medidas do BICEP2 podem não estar corretas. Durante minha conversa com Creminelli, perguntei a ele qual era sua opinião a respeito do assunto.

“As medidas do Planck mostraram que houve muito mais contaminação do que esperávamos nas medidas do BICEP2”, afirmou o pesquisador. “A contaminação provavelmente se deve à poeira espacial. Assim, não sabemos o que poderiam ser ondas gravitacionais e o que é poeira”.

Já as aulas de Marcello Musso discutiram o universo atualmente. Hoje, quando olhamos para o espaço, vemos galáxias, conglomerados de galáxias, e também vemos áreas completamente vazias. Mas por que o universo tem essa conformação, com regiões densas e outras sem matéria? E como ele chegou a essa conformação? Essas foram algumas das questões que Musso discutiu em suas aulas, e para as quais ainda não temos uma resposta definitiva.

Caso queria saber mais, acesse a página oficial do curso clicando aqui. Lá você encontrará, por exemplo, os vídeos de todas as aulas e material disponibilizado pelos professores.